Como escolher um software de edição video
Escolher um software de edição video, é uma das muitas preocupações de uma produtora video, mas também de muitos Youtubers ou simplesmente para alguém que quer editar um video das férias do verão.
Há vários factores que nos influenciam nessa escolha, e o preço não é o mais importante.
Antes de tudo temos de nos perguntar que tipo de filme pretendemos fazer, e para que vai servir? É para utilizar no seu website ou no seu canal de Youtube?Vai utilizar na sua próxima campanha de marketing digital da sua empresa ou simplesmente para editar as suas festa de aniversário?
Há uma grande diferença entre editar videos das férias ou fazer uma produção video para a Netflix ou para o cinema.
Já pensou nos formatos que vai precisar de exportar, 8K, 4K ou HD. Já pensou se pode executar os efeitos que pretende. E se está a colaborar com outros?, para isso o seu software de edição video tem de ser compatível com outros também.
Depois temos de analisar-nos enquanto editores video. Temos experiência como editores de video?, ou uma aplicação simples de edição, que nos conduz passo a passo por todo o processo, é o suficiente. Quer ter controle sobre toda a imagem, até ao pixel, ou prefere que o computador faço todo o trabalho? Quão “future proof” precisa que a sua aplicação video seja?
E depois temos o preço. Grande parte senão todas as aplicações video gratuitas são limitadas, mas nem todos os editores video são extremamente caros.
Software Edição Video Gratuito ou Pago?
Obviamente, um software pago oferece outras ferramentas que os gratuitos não têm. Normalmente essas vantagens vêm na forma de recursos, seja ao nível da performance, seja uma melhores efeitos, melhores integrações com hardware ou outras aplicações, etc., tudo o que um editor video profissional pode necessitar.
Se é profissional, tempo é dinheiro, por isso paga-se para se poupar tempo, seja tempo no render do nosso video ou tempo que não temos para gritar “Porque a mim!!???? PORQUÊ?!!!?!?!!”, quando a aplicação não tem o que necessitamos ou “crasha” a meio de uma edição video.
As aplicações gratuitas são direcionadas a um utilizar menos exigente. Isso não quer dizer que não se alcancem grandes coisas. Porque conseguem. Mas normalmente têm uma abordagem um pouco simples focada no básico e não dá grande controle sobre o pormenor.
Que características procurar num software de edição video?
É uma questão que depende muito de cada um e do seu objectivo. Por exemplo, pode não precisar de muitos efeitos especiais porque vai só fazer uma edição de video simples e colar os clipes do aniversário da nossa mãe. Mas há outras coisas a considerar.
Que formatos e resoluções a nossa aplicação suporta? Consigo utilizar o material que capturei com a minha camara de video?
Vou precisar de um “green screen” ou de um efeito “picture in picture” ( se é um Youtuber, a resposta é provavelmente sim) Consigo partilhar directamente com as redes sociais, e isso é o que necessita?
Quantas pistas de áudio vou precisar e o software suporta?
Se é uma aplicação “móvel consegue transferir o material para o seu computador?
Há inúmeros factores, como podemos ver, que influenciam uma escolha de um software de edição video. O importante é termos uma boa noção do que queremos como video final para a nossa produção audiovisual, depois começamos a ver que ferramentas nos possibilitam esse fim, e assim conseguimos escolher com mais exatidão a aplicação que se adapta melhor às nossas necessidades enquanto editores de video.
Boas produções video!