Tutorial Adobe Premiere
O que é e como usar Color LUTs
Quer usar LUTs na sua correcção de cor?
Se alguma vez quis usar LUTs nos seus videos e tirar o melhor aproveitamento do uso de LUTs, então este artigo vai lhe dar uma introdução à correcção de cor recorrendo a LUTs. Faça o download e aprenda a usar-los nos seus projectos de video.
O que são LUTs
LUT [LookUp Table] é essencialmente um modificador entre duas imagens, a imagem original e a imagem apresentada, baseado numa formula matemática. Há vários tipos de LUTs – Visualização (Viewing), Transformação (Transform), Calibração (Calibration), 1D e 3D.
Uma das preocupações de quem faz correcção de cor é a ideia que basta aplicar um LUT ao nosso filme para ter uma correcção de cor perfeita.
A realidade da correcção de cor é bastante mais complexa.
Uma precaução que se tem de ter quando se usa LUTs, é ter de saber o espaço de cor e o input level para qual determinado LUT foi desenhado.
Um tema muito falado quando se faz correcção de cor é, film print emulation LUTs – são LUTSs que simulam o aspecto final de um tipo de película em ecrã.
Estes LUTs são hoje largamente usados em imagens digitais para simular o aspecto da película – Film Look, em vez de utilizar os LUTs para assegurar a semelhança de cor entre planos.
De qualquer das formas são bastante populares online e à quem os esteja a oferecer gratuitamente.
Com o lançamento de câmaras como a Fujifilm X-H1, entre outras, a possibilidade de poder gravar em LOG, permite a praticamente a todos os videografos terem acesso a esta tecnologia.
O que difere imagens LOG de não LOG?
Uma das vantagens de gravar o nosso video em LOG, é a possibilidade de termos acesso a mais espaço de cor. Mais latitude aquando o controle dos vários níveis de cor.
Basicamente temos mais “diafragmas” para poder trabalhar em pós-produção.
Uma característica que nos apercebemos assim que colocamos as imagens num programa de edição video, é que as imagens em LOG têm um aspeto cinzento, sem contraste.
Aplicar o LUT correspondente ao espaço de cor das imagens que estamos a fazer correcção de cor, fará a nossa imagem ficar com um aspecto visual mais aproximado com o real.
Quando Usar LUTs
Quando usar LUTs é uma questão muito recorrente, porque a questão não é quando usar LUTs, mas sim quando gravar em LOG para usufruir do poder dos LUTs.
Há algumas questões que temos de ter em mente quando pretendemos gravar em LOG – tempo de pós-produção, espaço de armazenamento, capacidade de computação e assegurarmo-nos que temos o LUT correcto para o nosso footage.
- Tempo de pós produção, porque não é um processo aplicar e já está. Temos sempre de fazer ajustes e como estamos a trabalhar num espaço de 16bits de cor, o processo de renderização, exportação é mais demoroso e “doloroso”. Temos também outra questão, como temos mais latitude na correcção de cor, permite-nos despender mais tempo no pormenor de cada imagem.
- Espaço de armazenamento, como podemos imaginar se gravamos em LOG, vamos ter mais informação na nossa imagem, logo os ficheiros serão maiores. Em projectos pequenos, com 1 minuto ou 2 de duração, não haverá grandes problemas de armazenamento, mas, quando a gravação de uma longa metragem ou de um documentário, o espaço de armazenamento começa a ser uma questão pertinente.
- Capacidade de computação, como o nosso espaço de cor tem mais informação, mais bits, que por si só exige das placas gráficas e CPUs dos computadores muito processamento. Computadores mais lentos demoram mais tempo a processar video!
- Assegurarmo-nos que temos os LUTs correctos para o nosso footage, como já se devem ter percebido, convém ter o LUT certo para o nosso footage. Existem muitos disponíveis gratuitamente na web mas deixo em baixo links para alguns.
Como Aplicar LUTs ao nosso material video
Para mostra o quão simples é aplicar um LUT no Adobe Premiere aos nossos clips, fiz um video que podem ver aqui.
Links Uteis
Dicas para Editores 3: importar clips no adobe premiere
[kkstarratings]